ergodesign, usihc, cinahpa de 5 a 9 de junho de 2017 em Florianópolis, Brasil
Menu

Histórico

Edições Anteriores

ERGODESIGN & USIHC são congressos que vem sendo realizado no Brasil desde 2001, tendo como iniciativa a proposta do Prof. Etienne Grandjean, o qual realizou o 1º ERGODESIGN na Suíça dedicando-o à questão dos postos de trabalho informatizados. Inicialmente, o evento no Brasil possuía uma abrangência Nacional, sendo realizado como um único evento com a temática Ergodesign de produtos, informação, ambiente construído e interação humano-computador (Moraes, 2004). O evento nasceu de uma iniciativa da Profa. Dra. Anamaria de Moraes e colaboradores do LEUI.

Em 2001:
O 1º ERGODESIGN aconteceu no Rio de Janeiro, na PUC-Rio , sob Coordenação Geral da Profa. Anamaria de Moraes. Teve como apoiadores à essa iniciativa a AENDBR, ABERGO, CNPq, CAPES, FAPERJ e PLURI Design. O homenageado foi Sérgio Penna Kehl, com fala sobre sua trajetória e importância a cargo do Prof. Dr. João Bezerra. A programação contou com conferencias, além de Sessões Técnicas e de Posters.

Na programação do evento, verificou-se que havia um grande número de artigos relacionados a interação humano-computador, e que a audiência era formada por um grupo distinto, não só designers, mas também profissionais de informática e engenharia de sistemas.

Em 2002:
Nesse ano propôs-se uma divisão temática, em função da necessidade de discussão e difusão das pesquisas na área de interação humano-computador, ainda tímida no contexto nacional. Assim, realizou-se o 2º ERGODESIGN (Congresso Nacional de Ergonomia e usabilidade de interfaces humano-tecnologia: produtos, informação, ambiente construído, transporte) e 2º USIHC (Congresso Nacional de Ergonomia e usabilidade de interfaces e interação humano-computador); coordenação: Profa. Anamaria de Moraes; no de Rio de Janeiro, RJ, na PUC-Rio.

A programação do 2º ERGODESIGN teve 3 conferencistas, e, ainda, Sessões Técnicas e de Posters; A programação do 2º USIHC, contou com 3 convidados, além de Sessões Técnicas e de Posters.

Em 2003:
Sob coordenação das Profs. Anamaria de Moraes e Cláudia Mont’Alvão o 3º ERGODESIGN e 3º USIHC realizaram-se na cidade: Rio de Janeiro, RJ, na PUC-Rio. A programação do 3º ERGODESIGN teve 2 conferencistas, e, ainda, Sessões Técnicas e de Posters. A programação do 3º USIHC, contou com 2 convidados, além de Sessões Técnicas e de Posters.

Em 2004:

Mais uma vez sob coordenação das Profas. Anamaria de Moraes e Cláudia Mont’Alvão, os eventos foram realizados na cidade do Rio de Janeiro, RJ, na PUC-Rio.

A programação do 4º ERGODESIGN contou com 3 conferencistas, e, ainda, Sessões Técnicas e de Posters. A programação do 4º USIHC, contou com 3 convidados, além de Sessões Técnicas e de Posters.

Em 2005:
Ainda sob a coordenação geral das Profas. Anamaria de Moraes e Cláudia Mont’Alvão, e contando com a participação do prof. M.Sc. Giuseppe Amado, o evento de 2005 mais uma vez foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, RJ, na PUC-Rio.

A programação do 5º ERGODESIGN teve 3 conferencistas, e, ainda, Sessões Técnicas e de Posters. A programação do 5º USIHC, contou com 3 convidados, além de Sessões Técnicas e de Posters.

Neste momento os coordenadores de colaboradores do LEUI entenderam que o evento já tinha “autonomia” e “características próprias” o que significava que já era hora de sair do Rio de Janeiro, da PUC-Rio, para continuar difundindo o Ergodesign em produtos, processos, ambiente construído, transportes e interfaces e sistemas computadorizados em outros pontos do pais. O deslocamento do evento para outras cidades/ estados permitiria uma maior integração e acesso de participantes.

Assim, ficou definido que em 2006 ele ocorreria na UNESP/Bauru, já que mostrava uma grande produção na área, alem de ter um Programa de Pós Graduação em Design.

Em 2006: 
Sob a coordenação: Profs. Drs. José Carlos Plácido da Silva e Luis Carlos Paschoarelli; o 6º ERGODESIGN- USIHC realizou-se na UNESP/Campus de Bauru, SP. Os organizadores realizaram os eventos em conjunto com o I Simpósio Internacional de Design Ergonômico e Interfaces Homem x Tecnologia, e definiram como homenageada do evento a Profa. Dr. Anamaria de Moraes.

A programação do 6º ERGODESIGN teve 3 conferencistas, e, ainda, Sessões Técnicas e de Posters. A programação do 6º USIHC, contou com 3 convidados, além de Sessões Técnicas e de Posters.

Em 2007: 
Realizados na cidade Balneário Camboriú, SC, na UNIVALI, sob a coordenação: prof. Dr. Flávio Anthero dos Santos e da profa. MSc. Bianka Cappucci Frisoni, assim como nas edições anteriores, o 7º ERGODESIGN e o 7º USIHC apresentaram em suas programações palestras Internacionais, como as da Profa. PhD Deana McDonagh Associate Professor of Industrial Design, School of Art and Design, University of Illinois, EUA e o Prof. PhD. Paul Sherman, Diretor do User-Centered Design at Sage Software em Atlanta, Georgia, Estados Unidos, além de palestras nacionais, sessões técnicas e de posters.

Em 2008: 
Sob a coordenação: Prof. Dr. Raimundo Lopes Diniz do Núcleo de Ergonomia da Universidade Federal do Maranhão, o evento de 2008 foi realizado em São Luis, MA, saindo do eixo sul-sudeste. Esta edição dos eventos permitiu uma efetiva participação dos pesquisadores do norte e nordeste do Brasil. Diferindo um pouco das edições anteriores, consistiu de conferências nacionais e internacionais, mini-cursos, sessões técnicas, pôsteres e cases em empresas e programação cultural voltada para a tradição da cultura maranhense. O tema central do Congresso foi: Pesquisa e Desenvolvimento em Ergonomia e Design.

Em 2009:
Voltando ao sul do Brasil, os eventos daquele ano foram coordenados pela Profa. Dra. Maria Lucia Okimoto, do Programa de Pós Graduação em Design, da Universidade Federal do Paraná, Curitiba,- PR. Os eventos consistiram de conferências nacionais e internacionais, mini-cursos, sessões técnicas, e programação voltada para as questões locais de pesquisa e desenvolvimento da ergonomia e do design paranaenses.

De maneira geral, percebe-se que o ERGODESIGN e o USIHC crescem a cada ano – o número de participantes na primeira edição foi de 50 congressistas, chegando a 2009 com 130 participantes. Destaca-se o apoio ao longo do tempo o apoio dos principais órgãos de fomento, como: CNPq, FINEP, FAPERJ, FAPESP, CAPES, sem os quais, seria impossível a realização dos eventos.

Em 2010:
Voltando ao Rio de Janeiro, em 2010, os eventos foram coordenados pelas profas Dras. Anamaria de Moraes, Cláudia Mont’Alvão e Manuela Quaresma, do Programa de Pós Graduação em Design, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A edição de 2010 contou com palestras internacionais, palestras nacionais, sessões técnicas e pôsteres.

Os eventos teveram como foco exclusivamente a informação sobre como a ergonomia é aplicada para melhorar o projeto e o funcionamento de qualquer sistema, ferramenta, ambiente ou produto com os quais as pessoas interagem. E, contou ainda com apresentação de cases em algumas empresas objetivando aproximar a teoria da prática. Houve também uma grande exposição de posters mostrando a história de 10 anos de ERGODESIGN e USIHC.

Em 2011:
Os eventos foram realizados na Universidade Federal do Amazonas sob a coordenação dos profs. Franciane da Silva Falcão, Francimar Rodigues Maciel, Nelson Kuwahara e Vânia Maria Cardoso Batalha.

A programação contou com palestras internacionais, palestras nacionais, sessões técnicas, apresentação de pôsteres e mesas redondas. Seguem, abaixo, informações relativas aos temas das palestras.

Em 2012:
Os eventos foram realizados na Universidade Federal Rio Grande do Norte sob a coordenação de José Guilherme da Silva Santa Rosa. A programação contou com palestras internacionais, palestras nacionais, sessões técnicas, apresentação de pôsteres e cases.

Em 2013:
Os eventos foram realizados na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sob a coordenação local dos profs. Ana Cristina Lima Santos Barbosa, Marcia Rangel, Myrtes Raposo e Selma Lunardi. A programação contou com palestras internacionais, palestras nacionais, sessões técnicas, apresentação de pôsteres e cases e homenagem.

Em 2014:
Os eventos foram realizado na Universidade da Região de Joinville, a UNIVILLE sob a coordenação local da Profª. Drª. Marli Teresinha Everling. A programação contou com palestras internacionais, palestras nacionais, sessões técnicas, apresentação de pôsteres e cases e homenagem.

Em 2015:
Os eventos foram realizado na Universidade Federal de Pernambuco sob a coordenação local da Profª. Drª. Vilma Villarouco. A programação contou com palestras internacionais, palestras nacionais, sessões técnicas, apresentação de pôsteres e cases e homenagem.

 

CONAHPA

1º CONAHPA foi realizado em junho de 2004 em Florianópolis. Foi promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) e Arquitetura e Urbanismo (PósArq), da Universidade Federal de Santa Catarina, além do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina – CEFET/SC. Aprovou e publicou 36 artigos científicos e contou com
aproximadamente 70 participantes. Foi coordenado pela Profa. Dra. Vania Ribas Ulbricht.

 CONAHPA foi realizado em abril de 2006, também em Florianópolis e coordenado pela Profa. Dra. Vania Ribas Ulbricht. Foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) / UFSC e contou com o patrocínio da CAPES, FAPESC, CESUSC, do SENAI/Florianópolis através do Centro de Tecnologia em Automação e Informática – SENAI/CTAI. Aprovou e publicou 53 artigos científicos e teve, aproximadamente, 99 participantes.

3º CONAHPA realizou-se em maio de 2008 em São Paulo. Foi promovido pelo Programa de Mestrado em Design da Universidade Anhembi Morumbi e apoiado pela CAPES, FAPESP e CESUSC. Aprovou e publicou 51 artigos científicos. Contou com, aproximadamente, 80 participantes e foi coordenado pela Profa. Dra. Vania Ribas Ulbricht.

Em 2009, o 4º CONAHPA foi realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Foi promovido pelos seguintes Programas de Pós- Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina: Design e Expressão Gráfica – PósDesign; Engenharia e Gestão do Conhecimento – EGC; Arquitetura e Urbanismo – PósArq. Promovido também pelo Grupo de Estudos em Ambientes Hipermídia voltados ao Processo Ensino e Aprendizagem /CNPq. Este evento teve apoio da CAPES e FAPESC. Aprovou e publicou 77 artigos científicos, contando com aproximadamente 150 participantes. Foi coordenado pelas professoras PhD. Alice Terezinha Cybis Perteira e Dra. Vania Ribas Ulbricht

5º CONAHPA foi realizado em Pelotas/RS e abrangeu tanto um público regional (das cidades próximas a Pelotas) quanto um público vindo dos diversos estados brasileiros, sendo que o mais longe veio da Bahia. Houve também participação de pesquisadores vindos dos Países vizinhos, como a Argentina, Uruguai e Chile. O evento de 2011 reuniu 131 pessoas entre autores de artigos e participantes. A organização do evento foi feita pela sinergia de três Universidades: Católica de Pelotas, Federal de Pelotas e Federal de Santa Catarina. Este evento teve apoio da CAPES e das Universidades envolvidas. Aprovou e publicou 45 artigos científicos.

6° CONAHPA foi realizado em setembro de 2013 na cidade João Pessoa / PB, no período de 04 a 06 de setembro de 2013 e foi promovido pela Universidade Federal da Paraíba – (UFPB) – Campus IV – Litoral Norte – Rio Tinto/Mamanguape / PB – Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE e Departamento de Ciências Exatas – DCE, com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), CAPES e FAPESC. Aprovou e publicou 64 artigos científicos. Foi coordenado pelo Prof. Dr. Mariano Castro Neto.

O 7º CONAHPA, em 2015, foi sediado pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, sob a organização do Núcleo de Tecnologia de Informação – NTI e Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias para a Educação – LITE. Foi coordenado Pela Profa. Dra. Rosane Antunes Obregon e contou com o patrocínio da CAPES e Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA).

A partir dessa data, ficou estabelecido que os próximos eventos teriam cunho internacional. Sendo assim, o evento de 2017 receberia o nome de CINAHPA – Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem.