ergodesign, usihc, cinahpa de 5 a 9 de junho de 2017 em Florianópolis, Brasil
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Minicursos

(1) You need to draw to be able to see

The workshop will be related to the oral presentation, and will specifically focus on implementing a specific technique to provide ‘volume’ to a drawing on dark paper, a certain ‘chiaroscuro’, with the suitable tools. In this workshop exercise, various methodologic steps and approaches are implemented. The main goals of the workshop is to help participants to experience the relative ease of creating a 3D object on a flat piece of paper, and to provide insights that concern the design language of drawing and sketching and the importance of it. Starting from a common base, participants will be guided in their exploration and their experience of a compact drawing and design exercise.
Additionally, I will show the similarities between the analogue workshop drawings and the digital medium and tools of Corel Painter or Adobe Photoshop.

imagem de objetos desenhados em perspectiva

INSCRIÇÃO

Ministrante: MSc. Jan Willem Hoftijzer (Delft University of Technology - The Netherlands)

foto de Jan Willem HoftijzerSummarized curriculum: Since your graduation as an Industrial Designer, educated at Delft University of Technology (DUT), he worked for several product design companies, e.g. People Creating Value (PVC), Indes bv, and Goliath Games. Today, at the Delft University of Technology, faculty of Industrial Design Engineering, he manages and teaches design drawing courses for Bachelor's and Master's students. The drawing staff he manages offers a wide range of (approx. 16) courses and modules. Besides, he is chair/mentor for several design and graduation projects. Also see: www.DelftDesignDrawing.com.
As a separate track of your job at the Delft University of Technology, your PhD research addresses the topic of Design for DIY and ResearchGate
. Full Curriculum.

 

(2) Design de interação para Realidade Aumentada

INSCRIÇÃO

Requisitos:

Ministrante: Profa. Dra. Marta Cristina Goulart Braga (FEAN - Faculdade Energia de Administração e Negócios)

foto de Marta Goulart BragaCurrículo Resumido: Doutorado e Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (área de mídia) pela UFSC. Atualmente cursa uma segunda graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio. Graduação na área de design pela UFRJ. Foi professora do curso de design da UFSC e da SATC. É professora de design da Faculdade Energia de Administração e Negócios. Longa experiência profissional em design gráfico impresso e WEB. Pesquisas com ênfase nos seguintes temas: desenvolvimento para web, realidade aumentada, design de interação e interface, usabilidade, interação humano computador, e-learning, ciências cognitivas. Currículo Completo

 

(3) Gamificação como estratégia na criação de objetos de aprendizagem

O workshop aborda, de forma teórico e prática, o fenômeno da gamificação aplicada no contexto da aprendizagem. De forma geral, discute como as mecânicas e dinâmicas oriundas da gamificação podem ser aplicadas na construção de objetos de aprendizagem, com o objetivo de estimular a motivação e engajamento do aluno. Metodologicamente serão explanados os principais conceitos de gamificação e sua aplicação na construção de objetos de aprendizagem. Além disso os participantes terão a oportunidade de exercitar a aplicação destes tópicos na criação de protótipos. Como resultado espera-se que os participantes além de discutirem os aspectos construtivos desta forma de artefato, também possam experimentar o processo de criação de objetos de aprendizagem gamificados.

INSCRIÇÃO

Ministrante: Prof. Dr. Raul Busarello (Universidade Anhembi Morumbi)

Professor Raul Busarello Currículo Resumido: Doutorando e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2011), na área de pesquisa Mídia e Conhecimento. Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005). É Pós-graduado em Design Gráfico e Estratégia Corporativa pela Universidade do Vale do Itajaí (2008). Faz parte do Comitê Editorial Científico da Editora Pimenta Cultural. Tem vivência acadêmica e profissional no exterior, tendo estudado Cinema em Nova Iorque, EUA (2012), e tendo roteirizado e dirigido dois curtas metragens, e participado da produção de outra dezena de curtas e um longa. Exerce a atividade de Diretor de Criação/Arte, Designer, Diretor e Roteirista de Cinema e Ilustrador. Desenvolveu protótipo de objeto de aprendizagem que permite à pessoas surdas aprenderem conceitos de Representação Gráfica através de Histórias em Quadrinhos. Tem experiência na área de Comunicação com ênfase em Arte, Cinema e Design, atuando principalmente nos seguintes temas: Narrativa hipermidiática, artes visuais, animação gráfica e audiovisual, cinema, história em quadrinhos, design gráfico, gestão de marcas, indústria cultural, publicidade, mercadologia e criação/produção publicitária. Já atuou como docente no curso de Publicidade e Propaganda da Fundação Estácio de Sá em São José – SC, e nos cursos Superior de Tecnologia em Produção Publicitária e Superior de Tecnologia em Design Gráfico e Design de Interiores na Univali em Florianópolis – SC. Atualmente é docente da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo-SP. É integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas da UFSC. Portifólio disponível em: www.raulbusarello.com.   Currículo Completo