ergodesign, usihc, cinahpa de 5 a 9 de junho de 2017 em Florianópolis, Brasil
Menu

Regulamento

Prêmio Hipermídia 2017

As edições anteriores do Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, trouxeram o Prêmio Hipermídia, com o objetivo de fomentar a produção de aplicações digitais (aplicativos web e mobile, plataformas de gestão, plataformas de comunicação, ambientes virtuais de aprendizagem, Objetos de Aprendizagem, Objetos de Aprendizagem gamificados, vestíveis inteligentes, e outros produtos que utilizem ou associem as tecnologias digitais) voltados para a educação e ensino-aprendizagem.

Na edição de 2017, o Prêmio deve receber projetos que tragam produtos e sistemas desenvolvidos para trazer acessibilidade à pessoa com deficiência. Assim, dentro dos critérios de inscrição e avaliação, serão aceitos apenas projetos e produtos que tragam uma proposta ou solução voltada para a acessibilidade (física ou digital) da pessoa com deficiência. O Prêmio de Hipermídia do 16º Ergodesin & Usihc e Cinahpa – 2017 abre duas linhas de premiação:

Categoria A – Empresarial

Na categoria A, poderão se inscrever empresas que trabalhem com produtos e serviços baseados em tecnologias assistivas voltados para o processo de ensino-aprendizagem.
Na categoria A serão premiados os três melhores projetos.

Categoria B – Científica

Na categoria B, poderão se inscrever projetos de professores e alunos de graduação, pós-graduação e centros de pesquisa que trabalhem com produtos e serviços baseados em tecnologias assistivas voltados para o processo de ensino-aprendizagem. Na categoria B serão premiados os três melhores projetos.

 

Objetivos do prêmio

O Prêmio de Hipermídia do 16º Ergodesin & Usihc e Cinahpa – 2017 tem o objetivo de mapear e estimular a produção de produtos e projetos inovadores na área tecnologias assistivas. O evento traz o Prêmio Hipermídia, que deve destacar projetos em duas categorias: Empresariais e Científicos.

O objetivo deste prêmio é fomentar a produção de aplicações digitais (aplicativos web e mobile, plataformas de gestão, plataformas de comunicação, ambientes virtuais de aprendizagem, Objetos de Aprendizagem, Objetos de Aprendizagem gamificados, vestíveis inteligentes, e outros produtos que utilizem ou associem as tecnologias digitais) voltados para a educação e ensino-aprendizagem.

 

Regulamento

I – Prêmio de Hipermídia do 16º Ergodesin & Usihc e Cinahpa – 2017 será outorgado ao melhor trabalho das categorias A e B. Podem se inscrever ao prêmio trabalhos realizados por pessoas física ou por instituições de ensino, laboratórios de pesquisa, empresas, desde que o trabalho (aplicativo ou obra de arte digital) seja original, inédito (não publicado antes em qualquer meio) e produzido em português, inglês ou espanhol (se o trabalho for originalmente produzido em uma das línguas estrangeiras citadas, deverá o autor preencher o formulário de inscrição na Língua Portuguesa).

Mesmo que vinculado a uma instituição, laboratório ou empresa, o trabalho deve ser inscrito por um (ou mais atores – até 5), seguindo os critérios desse regulamento.

II – Das inscrições

1. A inscrição deve ser feita pelo formulário de inscrição que está no site do evento, na seção “Prêmio”.
1.1. Além de preencher o formulário de inscrição para concorrer ao prêmio, rigorosamente o autor deverá indicar o link onde o trabalho poderá ser visualizado pela comissão julgadora, e enviar o material com link para download em serviços de armazenamento na nuvem.
2. Cada proponente poderá concorrer com apenas (um) trabalho em uma das categorias indicadas, indicando, se houver, a coautoria de cada um deles.
3. A inscrição é gratuita, mas o proponente deve estar inscrito no do 16º Ergodesin & Usihc e Cinahpa – 2017 para poder concorrer ao prêmio.

III – Da exposição dos melhores trabalhos

Os três melhores trabalhos de cada categoria serão convidados para expor seu projeto durante o 16º Ergodesin & Usihc e Cinahpa – 2017. O resultado da premiação será divulgado em cerimônia no próprio evento em data e hora a serem divulgadas. Todos os premiados receberão certificado de premiação, do terceiro ao primeiro colocados.

IV – Etapas finais

1. Após as avaliações iniciais, serão anunciados nos canais de comunicação do evento (caixa de mensagem do site, Twitter e Facebook) e por envio de e-mail os três trabalhos finalistas classificados de cada categoria para a exposição durante a realização do 16º Ergodesin & Usihc e Cinahpa – 2017.
2. Após a exposição dos trabalhos e avaliação do segundo júri, serão divulgados oficialmente os primeiros colocados de cada categoria. A divulgação será feita durante o evento e, nos canais de comunicação (mídias sociais) e o envio de email a todos os finalistas.

V – Dos critérios de avaliação

1. Os trabalhos inscritos serão avaliados pelos seguintes critérios:

Critérios Peso
1. Enquadramento no tema geral do 16º Ergodesin & Usihc e Cinahpa – 2017 ou em uma das temáticas apresentadas em cada evento, observando seu grau de inovação caracterizado por sua originalidade na abordagem de temas educacionais.
20
2. Aplicação com solução direta para um problema educacional existente em uma ou mais disciplinas pertencentes ao currículo do ensino a que se destina, por exemplo: português, redação, literatura, língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês), história, filosofia, geografia etc. Também serão permitidos projetos e produtos que tragam soluções para o ensino não formal e, apesar de não seguir uma formatação curricular, o projeto ou produto deve enfatizar como foi realizado o projeto pedagógico para a produção daquele conteúdo.
20
3. Usabilidade: interface amistosa, clara, otimizada e interativa.
20
4. Acessibilidade: o produto deve trazer os recursos de acessibilidade para a pessoa com deficiência.
20
5. Flexibilidade e possibilidade do aplicativo poder ter integração com outras disciplinas e temas.
10
6. Conformidade (linguística) e de conteúdo (fundamentação teórica, fontes de referência seguras).
10

a) A Comissão Julgadora será formada por membros da Comissão Científica selecionados de acordo com suas respectivas áreas (tecnologia, tecnologias assistivas, design e educação). Ela será responsável pela classificação dos melhores trabalhos por categoria e pela premiação dos melhores trabalhos.
b) As decisões da Comissão Julgadora serão irrevogáveis e irrecorríveis.

VI – Do júri

O 16º Ergodesin & Usihc e Cinahpa – 2017 terá um júri composto por 5 (cinco) membros da comunidade científica especializados em Informática na Educação e Ambientes de Aprendizagem.

VII – Da premiação

Todos os três projetos de cada categoria selecionados para melhores trabalhos receberão um certificado de acordo com sua colocação na classificação geral.

VIII – Das disposições gerais

1. A inscrição, independente de qualquer outro documento, significa plena aceitação do candidato quanto aos termos e normas deste Regulamento.
2. O concorrente ao 16º Ergodesin & Usihc e Cinahpa – 2017 assume toda a responsabilidade, nos termos da lei, pela originalidade, autenticidade e autoridade dos trabalhos submetidos e enviados para disputa do certame, não respondendo a comissão do 16º ERGODESIGN & USIHC E CINAHPA-2017, a Comissão Organizadora e os jurados por reclamações de terceiros, a qualquer
título e a qualquer tempo.
3. Os casos não previstos neste Regulamento serão resolvidos pelos coordenadores do 16º Ergodesin & Usihc e Cinahpa – 2017.

 

Prazo para envio das aplicações: 31/05/2017